Blog Boas Notícias

Blog Boas Notícias
Blog Me Conte Boas Notícias

Boas Notícias Pra Você

Boas Notícias Pra Você

Ouça Web Rádio Boa Nova

A Rádio Que Traz Boas Notícias Pra Você

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Me Conte Somente Boas Notícias!

Resultado de imagem para me conte boas noticias
Acesse Nosso Blog 


Cientistas conseguem reverter sintomas da depressão com iogurte

Foto: Unsplash



Foto: Unsplash
Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia, nos EUA, fizeram uma descoberta animadora e promissora para pessoas que sofrem de depressão.
Eles conseguiram reverter os sintomas da doença em ratos usando iogurte. A informação foi divulgada este mês pela revista especializada Nature.
Os pesquisadores alimentaram ratinhos com uma bactéria probiótica encontrada em iogurtes de cultura viva, os chamados Lactobacillus, que são popularmente conhecidos por ajudar o intestino e melhorar a imunidade.
Estudando os camundongos, antes e depois de serem submetidos ao estresse, a equipe descobriu que as bactérias intestinais desempenham um papel importante na depressão.
Fim do mau humor
Depois que alimentaram as cobaias com as bactérias Lactobacillus o humor normal retornou.
Já quando a alimentação foi retirada, os sintomas da depressão voltaram.
Eles descobriram que a quantidade de Lactobacillus no intestino afeta o nível de kynurenine no sangue, que causa sinais de depressão.
O pesquisador Alban Gaultier disse ao UVA Today que suas descobertas podem significar que os pacientes não terão que “se preocupar com drogas complexas e efeitos colaterais”, e que eles podem simplesmente “brincar com o microbioma”, que é a bactéria do intestino.
“Seria mágico apenas mudar sua dieta, mudar as bactérias que você toma, e reparar sua saúde – do seu jeito”.
Gaultier agora planeja testar sua descoberta em seres humanos.
Alban Gaultier - Foto: Dan Addison, University Communications
Alban Gaultier – Foto: Dan Addison, University Communications
Alimentos com Lactobacilos
Lactobacilos vivos são encontrados em diversos tipos de alimentos fermentados como:
  • Iogurtes do tipo Grego e Actvia
  • Leite fermentado, do tipo Yakult e Chamyto
  • Kefir
  • Certos tipos de queijo
O leite cru tambem tem lactobacilos, porém quando pasteurizado, esses microrganismos morrem. Os lactobacilos são os responsaveis pelo azedamento do leite.
Veja a explicação do professor:
Com informações da NatureUVAToday e SNB







Resultado de imagem para me conte boas noticias







Drogas para depressão e câncer podem frear Alzheimer e Parkinson



Foto: Getty Images


Foto: Getty Images
Dois remédios conhecidos no combate ao câncer e à depressão podem interromper todas as doenças degenerativas do cérebro, incluindo demência, Alzheimer e Parkinson.
E ambos estão prontos para serem testados com segurança em seres humanos.
“É realmente animador”, disse a pesquisadora Giovanna Mallucci, da Unidade de Toxicologia MRC em Leicester, na Inglaterra, à BBC de Londres.
Especialistas que não participaram do estudo também estão animados com os resultados parciais (veja abaixo)
Desde 2013, o grupo de pesquisa já testou mais de mil drogas em vermes cilíndricos (nematoides), amostras de células humanas e camundongos.
Duas delas foram capazes de evitar uma forma de demência e doenças causadas por príons – proteínas anormais – porque interromperam a morte de células cerebrais.
“Ambas tiveram um nível de proteção alto e impediram déficits de memória, paralisia e disfunção das células cerebrais”, disse a professora Giovanna Mallucci.
As drogas
Entre as duas drogas, a mais conhecida é a trazodona, um antidepressivo.
A outra, chamada de DBM, está sendo testada em pacientes com câncer.
“É muito improvável que as curemos completamente, mas se você segura a progressão, você transforma o Alzheimer em algo completamente diferente (do que é hoje)”, complementou.
Embora a trazodona seja um medicamento mais comum, a professora lembrou que é preciso ter calma: “Profissionais, como médicos e cientistas, devem aconselhar as pessoas a esperarem pelos resultados”.
História
Em 2013, uma equipe britânica conseguiu fazer com que células cerebrais de animais parassem de morrer.
O feito, então inédito, virou notícia em diferentes lugares do mundo, mas havia um problema: o composto usado pelos médicos não era considerado apropriado para uso humano, pois causava danos aos órgãos.
Agora, porém, foram identificadas duas substâncias que têm um efeito sobre o cérebro similar à da descoberta anterior, mas sem o efeito danoso – uma delas é o conhecido antidepressivo trazodona.
Testes em pacientes
A professora Giovanna Mallucci quer dar início aos experimentos clínicos com pacientes com demência em breve e espera saber, em dois ou três anos, se os medicamentos realmente funcionam.
Ela acredita que deve funcionar porque a nova abordagem é focada nos mecanismos naturais de defesa das próprias células cerebrais.
Quando um vírus sequestra uma célula cerebral, há uma acumulação de proteínas virais. As células então respondem interrompendo praticamente toda produção de proteína, para evitar a propagação do vírus.
Muitas doenças neurodegenerativas envolvem a produção de proteínas defeituosas que ativam as mesmas defesas, mas com consequências mais graves.
As células do cérebro interrompem a produção proteica por tanto tempo que elas, eventualmente, se matam por falta de energia. Esse processo, repetido em neurônios em todo o cérebro, pode comprometer movimentos, memória ou mesmo matar, dependendo da doença.
Acredita-se esse mesmo processo se repete em muitas formas de neurodegeneração. Dessa forma, interrompê-lo com segurança poderia tratar uma ampla gama de doenças.
Repercussão positiva
Doug Brown, da Sociedade do Alzheimer, está animado com as possibilidades que surgem a partir do estudo, classificado por ele como “bem conduzido e robusto”.
“Como uma das drogas já está disponível como um tratamento para a depressão, o tempo necessário para ir do laboratório à farmácia poderia ser drasticamente reduzido”, afirmou.
David Dexter, do grupo britânico Parkinson’s UK, disse que a uma pesquisa é muito importante.
“Se esses estudos forem replicados em humanos por meio de pesquisas clínicas, a trazodona e o DBM poderiam representar um grande passo adiante”, disse Dexter.
Com informações da BBC


Resultado de imagem para me conte boas noticias





Portal ajuda pessoas com câncer: dicas e qualidade de vida



Foto: Pixabay



Foto: Pixabay
É possível superar o câncer com qualidade de vida e ter apoio de pessoas que já passaram pelo problema.
O portal SuperAção está ajudando pacientes de todo o Brasil pela internet.
Lá as pessoas encontram exercícios e dicas práticas para serem feitos durante o tratamento, podem trocar experiências com apoio de quem passou pelo problema e aprender questões básicas como a lidar com o diagnóstico.
“Sair da postura de vitimização e entrar na postura de coragem, força e mudança pessoal” e “Usar aqueles que amamos como força para vencer”, são dicas dadas por Silvana Zugaib, colunista do Portal, coach, palestrante comportamental e criadora da página CA Talks.
Ela foi diagnosticada com câncer de mama ano passado, logo após adotar sua pequena filha. A partir daí, tornou-se inspiração para muitas pessoas.
Dicas
No portal SuperAção o paciente aprende a se cuidar durante o tratamento do câncer.
Tem dicas de beleza, de fortalecimento da mente, do corpo e sobre como lidar com os efeitos colaterais.
A proposta é trazer um benefício real para o paciente: técnicas de coaching para autoestima, conexão com sua cura interior e yoga também fazem parte do leque de exercícios para serem feitos de casa, oferecidos gratuitamente.
Gabriela Besser, criadora do Portal, adianta algumas dicas práticas para ajudar quem está em tratamento contra o câncer:
  1. Utilize a mente a seu favor! É muito importante que a mente esteja equilibrada para a recuperação no tratamento do câncer e de qualquer doença.
  2. Para contornar os efeitos colaterais do tratamento use a alimentação. Frutas cítricas, ou sorvete de limão ajudam com enjôo. Tome muita água e evite alimentos secos, alcoólicos ou condimentados.
  3. Para boca seca, chicletes de menta sem açúcar e bochechos com bicarbonato de sódio antes das refeições, que ajudam a mascarar o gosto ruim ou metálico na boca.
  4. Para intestino preso prefira alimentos ricos em fibras como cereais integrais, feijão, tangerina, nozes e mamão. No Portal SuperAção tem receitas para ajudar com cada sintoma.
  5. Fortaleça o corpo e a mente com yoga. A prática tem exercícios que harmonizam o corpo e a mente e ajudam na recuperação do tratamento. O Portal ensina exercícios de yoga com respirações que ajudam contra ansiedade, medo e auto-estima.
  6. Faça auto-massagens, que ajudam a estimular o sistema linfático e imunológico.
  7. Sinta-se bem e confortável consigo. Pinte sua sobrancelha, coloque brincos lindos, aquele batom e arrase, com ou sem cabelos, por ai!
  8. Nada de vitimização. É hora de fazer uma faxina na vida e recomeçar! Aproveite a oportunidade para retirar tudo o que não serve mais e fazer tudo o que sempre quis fazer!
  9. Não se desespere! O câncer não é uma sentença de morte.
O portal
O SuperAção foi criado em 2014 e desde lá vem dando apoio emocional a pacientes com câncer e familiares.
Ele atualmente atende até 100 participantes por vez na rede de solidariedade, presente em 18 estados brasileiros. A meta é chegar a 300.
O projeto é todo online e a pessoa pode participar de onde estiver.
A equipe é composta por 5 psicólogos, coaches, programadores, designers e diversos voluntários.
O projeto foi criado por Gabriela Besser, de 30 anos, ex-biomédica, designer, coach, formada em hipnose ericksoniana e diversas terapias energéticas e complementares.
O motivo foi a busca pessoal dela pela cura individual e da sociedade.
“Acredito que o corpo e a mente precisam estar em harmonia para que haja a cura, que o amor é a força mais poderosa que existe e que ele pode ser um passo fundamental para a cura quando recebido de alguém que passou pelo mesmo”, diz,
Com o apoio da FIAP (Fac. de Informática e Administração Paulista), o portal está construindo um aplicativo para automatizar os serviços e atender mais de 5 mil pessoas  até 2018.
SuperAção é mantido com ajuda de pessoas que conhecem o trabalho.





Resultado de imagem para me conte boas noticias











Resultado de imagem para me conte boas noticias











Resultado de imagem para me conte boas noticias








Resultado de imagem para me conte boas noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário